Nosso percurso começa passando sobre o reservatório Rio das Pedras, próximo à entrada do Parque Estadual Caminho do Mar. Situado no topo da Serra do Mar, o trajeto nos surpreende com momentos de neblina intensa que se alternam com períodos de céu muito azul e ensolarado.
A ponte que nos conduz por esse caminho tem uma arquitetura metálica de grande beleza, e vale a pausa para contemplar a represa: não será preciso muita sorte para avistar de perto o voo de garças e outros pássaros. Desde o início desse passeio, percebemos o convite da natureza, que resiste às décadas de avanço urbano.
Os personagens principais nessa narrativa são os ciclistas. Antes mesmo do sol nascer já é possível encontra-los chegando, iniciando seus treinos sejam independentes, em grupos pequenos ou extensas caravanas que vão se agrupando.
A grande beleza está em ver o esporte acolhido por esse território, hoje sob preservação ambiental, que dá vida, cor e movimento a uma estrada de grande relevância histórica. Essa modalidade encontra aqui um espaço seguro e amplo, com um cenário diverso e natural, que acolhe simultaneamente ciclistas profissionais, amadores, idosos, pessoas com deficiência e famílias.
Foto de Pâmella Souza (março - 2025)
Foto de Pâmella Souza (março - 2025)