Não podemos falar sobre a Estrada Velha de Santos, sem dar destaque às curvas, marcas e traços de concreto da sua pavimentação. Do período colonial até hoje, ela carrega cicatrizes do tempo e da História. Inicialmente, uma via de pedras conhecida como Calçada do Lorena ganhou pavimentação de concreto na década de 1920, transformando-se no "Caminho do Mar" — a primeira rodovia de concreto da América Latina.
Em 1985, a estrada foi fechada para veículos e, em 1992, transformada no Parque Ecológico Caminhos do Mar. Pouco a pouco, seus portões foram sendo reabertos para visitação, e foi nesse intervalo que os ciclistas passaram a ressignificar o espaço. Hoje, são eles que mais intensamente percorrem suas curvas e declives, apropriando-se da antiga rodovia como território simbólico da cultura do pedal.
Pedalar na Estrada Velha é também reinventá-la: cada subida vencida, cada pausa para contemplar a paisagem, cada grupo que se encontra diante dos monumentos cria novas camadas de sentido. Ao ocuparem a estrada, ciclistas amadores e profissionais escrevem seus próprios percursos sobre o concreto centenário.