A entrada para o Parque Caminhos do Mar abre pontualmente às 8h, porém muito antes disso, já começa uma grande concentração de carros — que, às vezes, até destoam em meio a muitos ciclistas —, demonstrando que o território é mesmo ocupado pelos amantes da modalidade esportiva.
De acordo com alguns entrevistados, diversos fatores tornam a rota especialmente atrativa, como por exemplo a segurança em poder atingir boas velocidades. Cabe aqui mencionar que os carros podem chegar apenas até o estacionamento, deixando grande parte da estrada livre para corridas, caminhadas e, claro, o ciclismo. As características do asfalto, com suas subidas, descidas e curvas, também garantem desafios ao condicionamento dos ciclistas.
Porém, depois de conversar com diversos perfis de visitantes, notamos que é consenso entre todos que o maior atrativo está no visual: a vegetação exuberante e o clima singular, que em um mesmo passeio pode nos presentear ora com neblina envolvente, ora com o sol em um céu azul intenso. A possibilidade de estar imerso em uma natureza tão preservada e tão próxima a um centro urbanizado é com certeza a característica mais elogiada por todos.